Centro especializado para pessoas em situação de rua é inaugurado

Centro especializado para pessoas em situação de rua é inaugurado

Prefeitura de Jaru inaugura centro especializado para população em situação de rua

O prefeito de Jaru, Inaldo Pedro Alves, acompanhado do secretário municipal de Assistência Social, Gerson Gomes Gonçalves e do juiz de direito Elsi Antônio Dalla Riva, inaugurou na manhã desta quarta-feira (14), o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) do município.

A inauguração também contou com a presença do coordenador do projeto, Adilson Lopes de Carvalho e demais servidores da secretaria e representantes de conselhos municipais.

O centro fica localizado na rua Raimundo Cantanhede, setor dois, na antiga casa socioeducativa de Jaru. Segundo o coordenador, o objetivo do centro POP é consolidar os direitos das pessoas que estão em situação de rua, com diversos tipos de atendimento e serviços.

Entre as atividades oferecidas estão a reinserção no mercado de trabalho, reinserção familiar, fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvendo de atividades para geração de renda e muitas outras. A equipe do centro será formada pela assistente social Niledes Ferreira dos Santos, a psicóloga Lídia Miler, dentre outros profissionais.

“Essa equipe fará a abordagem ao morador em situação de rua, e o encaminhará aos serviços necessários para cada caso. O centro que também funcionará como albergue, dará todo apoio durante esse período de passagem”.

Adilson Lopes, coordenador

“Estamos concluindo hoje mais essa etapa. Quero agradecer ao Dr. Elsi por ter cedido esse espaço, ao secretário Gerson e toda sua equipe por mais essa ação e pela dedicação que resultou no desbloqueio de recursos que estavam travados. Eu sei que cada um de vocês deu o máximo para os bons resultados da secretária.”

Pedro Inaldo, Prefeito.

Segundo o juiz de direito, Elsi Antônio, ele teve que enfrentar com muita disposição para manter o prédio.

“Peço a vocês servidores que continuarão esse serviço que façam um bom uso desse espaço. Somente pessoas envolvidas e engajadas podem realizar um excelente trabalho para quem realmente precisa. Precisamos somar”, enfatizou o magistrado”.

Elsi Antônio, Juiz de Direito

“Esse ano conseguimos realizar muitas ações. O centro é uma grande conquista para essa secretaria. É um orgulho para todos nós”.

José Carlos, coordenador da SEMAS

A assistente social Niledes Santos, lembrou que as pessoas em situação de rua, muitas vezes, só precisam que alguém lhe estenda a mão para poder vencer na vida.

“A oportunidade tem de ser para todos. Termos muito trabalho com as abordagens, mas é isso que queremos: dar uma nova expectativa de vida para essas pessoas”.

Niledes Santos, Assistente Social

O secretário Gerson falou da felicidade por mais um serviço executado.

Com nossa equipe conseguimos desenvolver um bom trabalho na SEMAS. Nesses sete meses a nossa meta foi atingida.

Gerson Gonçalves, Secretário de Assistência Social

O secretário relatou ainda que o Centro POP se chamará Raimundo Pereira Costa, pioneiro jaruense conhecido como Chaval.

Vamos encaminhar o projeto para a Câmara e fazer essa homenagem a esse seringueiro que chegou aqui em 1945.

Gerson Gonçalves

Na oportunidade também foi inaugurada a casa dos conselhos, que funcionará anexo ao centro.