s

s

Você, certamente, conhece os principais oceanos do planeta Terra. Mas já parou para pensar sobre a origem dos nomes de tais oceanos? Quem teria batizado, por exemplo, os oceanos Pacífico e Atlântico? De acordo com informações históricas, os nomes dos principais oceanos tiveram inspirações de diferentes origens, desde as fontes mitológicas até as grandes navegações e características geográficas das regiões.

Confira a origem dos nomes dos oceanos:

Atlântico – O nome do Oceano Atlântico é uma referência à mitologia. A nomenclatura vem de Atlas, figura de um titã grego condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente. O nome foi utilizado pela primeira vez por Heródoto, mas foi reconhecido oficialmente por Mercator, que colocou o Oceano Atlântico no mapa no século XVI. Vale ressaltar que Atlas era filho de netuno, o deus dos mares.

Pacífico – O nome do Oceano Pacífico é resultado do ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães navegou pelo litoral sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez. Ele se impressionou com as águas tranquilas e resolveu batizar o oceano como Pacífico.

Índico – O nome do Oceano Índico é uma relação direta com a geografia da região, já que está nas proximidades da Índia e Indonésia.

Ártico – Por fim, o nome do Oceano Ártico tem origem na geografia e nas estrelas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa Menor. A palavra “Ártico” vem do grego, arctos, que significa urso. Esse oceano está localizado no polo norte.

Agora que você já sabe a origem dos nomes dos principais oceanos do mundo, pode começar a pesquisar sobre as características de cada um deles, como localização, espécies marinhas, clima, etc. Bons estudos!

De onde vêm os nomes dos oceanos (1)

De onde vêm os nomes dos oceanos (3)

14 anos, cursando o Ensino Fundamental, e estudante de Web Designer.