Alerta, arrecadação municipal continua em queda

Alerta, arrecadação municipal continua em queda

Devido ao baixo índice de arrecadação que o município de Jaru vem enfrentando, fato este que vem ocorrendo na maior parte dos municípios do país, é crítica a situação financeira da nossa prefeitura. Para piorar a situação, os municípios também vem enfrentando diminuição dos repasses federais.

O FPM – Fundo de Participação dos Municípios – está em queda livre. Como pode ser visto no quadro abaixo, houve uma queda na arrecadação maior que R$ 700 mil por mês.

representacao-grafica-arrecadacao-municipal-de-jaru-agosto-e-setembro-fpm-fundeb-apresentam-queda-livre

Outro grande desafio que a gestão municipal enfrenta, é a queda no repasse do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação –  o que atinge diretamente o pagamento da folha dos funcionários da educação.

É lamentável informar, mas os técnicos esperam uma queda ainda maior para este mês de Outubro. Assim, a prefeitura municipal permanece em estado de alerta. O atual prefeito declara estar fazendo todo o possível para minimizar o impacto causado por esta redução na receita do município.

[author title=”Prefeito – Inaldo Pedro Alves” image=”http://jaruro.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Prefeito-de-Jaru-prefeito-Inaldo-Pedro-Alves.jpg”]“Estamos fazendo cortes, economizando e priorizando ações para conseguir cumprir com a lei de responsabilidade fiscal e com os compromissos firmados pelo executivo, não descartando a possibilidade de novas exonerações”, ressaltou.[/author]