O que a pressão arterial elevada faz com o seu corpo

O que a pressão arterial elevada faz com o seu corpo

ALERTA

A pressão arterial é a força com que o sangue corre por suas artérias. Se a pressão for muito alta, pode danificar os vasos sanguíneos e órgãos de seu corpo. Quanto maior a sua pressão arterial, e quanto mais tempo ela permanece sem tratamento, maior será o risco de graves problemas de saúde, incluindo:

Insuficiência cardíaca

A pressão alta aumenta a demanda sobre o coração. Com o tempo, o coração cresce para compensar o trabalho extra e, eventualmente, se enfraquece. A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração enfraquecido não consegue bombear sangue suficiente para atender as necessidades da pressão arterial. A pressão alta é o maior preditor de insuficiência cardíaca. Um estudo descobriu que 90% das pessoas com insuficiência cardíaca tinham pressão arterial elevada.

Ataque cardíaco

A pressão arterial elevada pode danificar as artérias que levam sangue e oxigênio para o músculo cardíaco. Se esses vasos se estreitarem e forem danificados, um coágulo de sangue pode se formar e levar a um ataque cardíaco.

AVC – Acidente Vascular Cerebral

O maior fator de risco de derrame é a hipertensão arterial. A pressão arterial elevada pode danificar as artérias que fornecem sangue ao cérebro. Um coágulo pode se formar e bloquear a artéria. Isto pode impedir o fluxo de sangue para o cérebro, causando um acidente vascular cerebral. A pressão alta também pode causar o rompimento das artérias no cérebro. Isto resulta em outro tipo de AVC, chamado de AVC hemorrágico.

Danos aos rins

A pressão alta pode danificar as artérias que suprem os rins. Isto leva à lesão renal e insuficiência renal. Isto é especialmente perigoso porque o dano nos rins pode elevar ainda mais a pressão arterial.

Alterações visuais

A pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos que alimentam os olhos. Os vasos sanguíneos podem estourar ou sangrar, causando visão embaçada e cegueira.

Fonte: cuidadosmil.com.br

Exercícios para quem sofre de hipertensão

 

Para prevenção e tratamento da hipertensão é recomendada amedindo-pressao frequência de 3 a 5 sessões de treinos aeróbios por semana, com intensidade moderada entre 60 a 80% da frequência cardíaca máxima e com duração de 30 a 60 minutos. No entanto, os exercício não devem ser realizados se as pressões arteriais sistólica e diastólica estiverem superiores a 160 e/ou 105 mmHg respectivamente.
Quanto aos exercícios resistidos (como a musculação) recomenda-se que sejam realizados de 2 a 3 vezes por semana, 1 a 3 séries de 8 a 15 repetições, até atingir a fadiga moderada (percebida pela diminuição da velocidade do movimento) ou até 50% da contração voluntária máxima.

Fonte: minhavida.com.br