Projeto cultural é apresentado por Escolas Plácido e Olga

Projeto cultural é apresentado por Escolas Plácido e Olga

Alunos dos 5º anos das escolas estaduais de Jaru, Plácido de Castro e Olga Dellaia, desenvolveram em parceria na tarde desta sexta-feira (02) o encerramento de um projeto cultural com o tema: “A leitura e a escrita fazem a diferença”.

O projeto foi desenvolvido no pátio da escola Plácido de Castro e contou com a participação de alunos, corpo docente e familiares, tendo como equipe gestora por parte da Plácido de Castro a diretora Romilda Alves Pinto, a vice-diretora Cláudia Margarete Pereira Barbosa, a orientadora Liane Cortijo, as supervisoras Lecy de Souza e Neimar Ferreira da Silva Louredo, além da coordenadora do projeto Zilda Bispo de Souza. Já por parte da escola Olga Dellaia a equipe gestora foi a diretora Olza Rodrigues da Silva, a vice-diretora Lucenir Ramos da Luz, a orientadora Sirleia Ferreira Costa e a supervisora Deborah Lima Batista.

O objetivo deste projeto é despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, levando o educando a refletir sobre seus atos, possibilitando que eles participem de situações de comunicação oral e escrita, como contar e recontar histórias, podendo também escrevê-las.

Formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, principalmente, em relação ao uso do que se faz deles nas práticas de ler é, também, um modo de produzir sentidos.

A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitos depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos, isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a quantidade das iterações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.

Os alunos dos 5º anos A, B e C da escola Plácido de Castro e 5º Ano C da escola Olga Dellaia realizaram diversas apresentações, que agradaram muito o público que prestigiou o desenvolver do projeto.

Fonte: Anoticiamais

[RPG id=7447]