Deputados de Rondônia votaram a favor da punição de juízes e promotores

Deputados de Rondônia votaram a favor da punição de juízes e promotores

Na calada da noite desta quarta-feira (30), deputados deram um duro golpe nas 10 medidas contra a corrupção, os parlamentares desconfiguraram o projeto de iniciativa popular e incluíram uma emenda que prevê casos de responsabilização de juízes e membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade. Segundo os procuradores da Operação Lava Jato, a inclusão dessa emenda é uma intimidação aos Juízes e membros do Ministério Público, uma forma de acabar com a Lava Jato.

A votação causou uma reação enérgica dos procuradores, que em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, disseram que irão renunciar coletivamente da Operação Lava Jato caso o projeto seja sancionado pelo presidente da república, Michel Temer.

O Procurador Geral do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot, emitiu uma nota de repúdio contra a aprovação do texto por parte dos deputados que querem a qualquer custo intimidarem o poder judiciário no combate à corrupção. Janot lembrou que foram mais de dois milhões de assinaturas, um apoio maciço da sociedade brasileira e o apoio de organismos internacionais ao projeto de combate à corrupção. Ainda na nota, o procurador destacou que as 10 Medidas contra a corrupção não existem mais e o Ministério Público Brasileiro não apoia o texto que restou do projeto.

Finalizando a nota, o procurador emitiu um alerta ao povo brasileiro: “Nesse debate, longe de qualquer compromisso de luta contra a corrupção, vimos uma rejeição violenta e irracional ao Ministério Público e ao Judiciário. A proposta aprovada na Câmara ainda vai para o Senado. A sociedade deve ficar atenta para que o retrocesso não seja concretizado; para que a marcha seja invertida novamente e possamos andar pra frente”.

Veja abaixo os nomes dos parlamentares de Rondônia que votaram SIM, e NÃO, à punição dos magistrados e Juízes por crimes de abuso de autoridade.

Votaram SIM pela punição:

Nilton Capixaba PTB-RO
Lucio Mosquini PMDB-RO
Marinha Raupp PMDB-RO
Lindomar Garçon PRB-RO
Marcos Rogério DEM-RO
Luiz Cláudio PR-RO

Votaram NÃO pela punição:

Mariana Carvalho PSDB-RO
Expedito Netto PSD-RO

Fonte: Rondônia Vip